• Hotel eSuites Transamerica Congonhas
    16 e 17 de outubro 2025
    São Paulo - SP - Evento Híbrido
    CONARTS 2025
    Congresso Nacional de Relações Trabalhistas e Sindicais
    O cenário atual do mercado de trabalho e as novas perspectivas das relações trabalhistas e sindicais no Brasil

Oportunidade de tirar o máximo proveito de insights poderosos.

Interação com os palestrantes

Break de networking

Acesso a gravação do evento

Faltam X dias

16 e 17 de outubro de 2025

Hotel eSuites Transamerica Congonhas

  • R. Henrique Fausto Lancellotti, 6333 - Campo Belo, São Paulo - SP, 04625-005
  • Com transmissão online ao vivo e gravado na Plataforma de transmissão da Central Consult
Ver todos os ingressos

Esse evento é destinado a:

  • Gestores, Líderes e Especialistas em RTS
  • Gestores Jurídicos Trabalhistas
  • Executivos de RH e Gestores de Pessoas
  • Advogados e Juristas
  • Administradores e Economistas
  • Sindicalistas
  • Além de outros executivos e profissionais interessados no evento

Palestrantes renomados!

O evento contará com palestrantes de renome, reconhecidos por sua expertise e pelas contribuições destacadas em suas áreas de atuação. Eles abordarão temas de grande relevância, proporcionando uma oportunidade única para a atualização de conhecimentos, além de promover a troca de ideias e experiências sobre os principais desafios, tendências e inovações relacionadas aos temas que serão discutidos neste evento.

Aprenda, interaja, conecte-se e inspire-se com líderes e especialistas que transformam desafios em soluções criativas e resultados concretos

Dra. Luciana Nunes Freire Kurtz Presidente da Comissão de Apoio à Deptos. Jurídicos OAB/SP, Assessora Jurídica do Ciesp e Sócia do Freire, Capanema e Belmonte Advogados

Dra. Luciana Nunes Freire Kurtz, Presidente da Comissão de Apoio à Deptos. Jurídicos OAB/SP, Assessora Jurídica do Ciesp e Sócia do Freire, Capanema e Belmonte Advogados

Formada pela Universidade Mackenzie, atua há mais de 30 anos na área corporativa. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Direito Empresarial, também pela FGV/SP. É Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho, pela Universidade Três de Fevereiro, de Buenos Aires (Argentina. É membro do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo e membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Previdência Privada do Bradesco.

Faz parte do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria – CNI, da Fiesp e da Fecomercio/Sp.

É cofundadora do Instituto Jurídico sem Gravata

Dr. Sólon Cunha Sócio de Robortella e Peres Advogados e Presidente da APDT - Academia Paulista de Direito do Trabalho

Mestre e Doutor em Direito do Trabalho com MBA em administração e gestão.

Com ampla experiência nas áreas trabalhista e sindical, é especializado em consultoria e assessoria jurídica preventiva, bem como na advocacia contenciosa em ações estratégicas. Dedica boa parte de seu tempo à defesa das empresas em procedimentos envolvendo o Ministério Público do Trabalho, em especial perante ações civis públicas. Atua na formalização e contratação de executivos bem como no planejamento de sua remuneração variável e incentivos de curto e longo prazos.

Integra o International Bar Association (IBA), a Asociación Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social (AIDTSS), a Academia Paulista de Direito do Trabalho (APDT) e o Conselho Superior de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Dr. Fábio Augusto Branda Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de São Paulo e Professor dos Cursos de Pós-Graduação do INSPER, EPD e UEPG

Fabio Augusto Branda - Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de São Paulo;

Membro do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT de SP;

Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela FADUSP;

Professor de Cursos de Pós-Graduação do INSPER, EPD e Faculdade de Direito de Ponta Grossa (UEPG).

Roberta Formozo Gerente Jurídica na Ambev

Especialista em Direito Empresarial e Advocacia patronal. Atualmente atua como Chefe de Direito Estratégico do Trabalho na Ambev.

Nanci Putini Gerente Executiva de Recursos Humanos na Elevadores Atlas Schindler

Profissional com 27 anos de experiência em Recursos Humanos, com atuação estratégica nos setores metalúrgico, industrial, de serviços e de educação, em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, é Gerente Executiva de RH na Elevadores Atlas Schindler, responsável por Relações Trabalhistas e Sindicais, Remuneração & Benefícios, Qualidade de Vida, Saúde Ocupacional e operações HRBP. Possui experiência em negociação sindical, gestão de grandes estruturas de benefícios e folha de pagamento, além de liderar projetos voltados à área de Recursos Humanos.

Jorge Leonardo Santos People & Culture and Labor Sr. Manager na Sanofi Consumer Healthcare

Leonardo é formado em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FIA-USP e especialização em Business Partner de Recursos Humanos pelo Insper.

Possui sólida experiência nas áreas de Relações Trabalhistas e Sindicais, Direito do Trabalho Consultivo e Contencioso, além de atuação como Consultor Interno de Recursos Humanos.

Com mais de 15 anos de carreira desenvolvida em empresas de destaque como Sanofi Consumer Healthcare, Shein, Natura&Co, Avon, Votorantim Cimentos e Claro Telecomunicações, sua trajetória é marcada pela integração entre o jurídico trabalhista e a gestão de pessoas.

Atua como parceiro estratégico na construção de soluções que promovem relações de trabalho sustentáveis, por meio de negociações e projetos que fortalecem o diálogo entre empresas, colaboradores e entidades representativas, sempre com foco na geração de valor para o negócio.

Edmilson Novais Gerente de Relações Sindicais na Sodexo

Gerente de Relações Sindicais na Sodexo, graduado em Direito pela Universidade Unip e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie.

Com aproximadamente 18 anos de experiência em relações trabalhistas e sindicais, tendo atuado nos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Dr. Luis Antônio Ferraz Mendes Sócio da Área Trabalhista de Pinheiro Neto Advogados

Mestrado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP)

Luis Antônio Ferraz Mendes atua em consultivo, auditorias (due diligences), contencioso trabalhista, além de negociações sindicais. Possui longa experiência na avaliação de riscos trabalhistas em projetos de fusões e aquisições (M&A, private equity, aquisição de ativos), tanto de empresas do ramo de manufatura, tecnologia, varejo como prestação de serviços e instituições financeiras. Na área administrativa, atua perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) em inquéritos civis e procedimentos preparatórios. Possui forte atuação no contencioso trabalhista defendendo empresas, especialmente nos litígios envolvendo altos executivos, sindicatos e ações civis públicas em todas as instâncias da Justiça do Trabalho. Atualmente é Sócio da Área Trabalhista de Pinheiro Neto Advogados

Dr. Rodrigo Chagas Soares Sócio do Granadeiro Guimarães Advogados e Professor em Direito do Trabalho e Sindical do INSPER

Doutor em Direito do Trabalho e Previdência pela USP. Professor em Direito do Trabalho e Sindical do INSPER. Mediador certificado pela OIT. Especializado em negociação pela FGV. Vice-Presidente da Comissão Sindical da OAB/SP. Conselheiro do CERT - Conselho de Emprego e Relações de Trabalho da Fecomercio/SP. Autor de livros. Palestrante. Advogado. Sócio do escritório Granadeiro Guimarães Advogados.

Dr. Fabiano Zavanella Sócio da Rocha, Calderon e Advogados Associados

Socio do Rocha, Calderon e Advogados. Doutor em Direito pela USP. Mestre em Direito pela PUC/SP. É professor nos cursos de pós-graduação em Direito Empresarial do IBMEC, no curso de pós-graduação em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito do Mackenzie, na Escola Superior de Advocacia (ESA/SP), na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI/SP). Diretor acadêmico do IPOJUR. Pesquisador do GETRAB/USP e Membro do Comitê Executivo da CIELO LABORAL. Titular da Cadeira 38 na Academia Paulista de Direito do Trabalho.

Priscila Penharbel Gerente de Relações Trablhistas e Sindicais na Mondelez International
Roberto Kurtz Queiroz Sócio da Área Trabalhista de Kincaid Mendes Vianna Advogados e Professor Convidado da FGV/RJ

Sócio de Kincaid Mendes Vianna Advogados, graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV e em Direito do Trabalho pela UVA. Possui Curso de Educação Continuada em Direito Marítimo pela FGV, Curso de Altos Estudos de Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Friedrich Ebert Stiftung/Berlim e Curso de Novas Configurações do Contrato de Trabalho no Século XXI pela Universidade de Coimbra. Professor Convidado do Curso de Educação Continuada em Direito Marítimo pela FGV/RJ. Foi membro da Comissão da Justiça do Trabalho (CTJ) e membro da Comissão do Concurso Público para Juiz do Trabalho (TRT 1ª Região). É vice coordenador do Comitê de Recursos Humanos na Norwegian Brazilian Chamber of Commerce - NBCC. Roberto possui sólida experiência contenciosa e consultiva em Direito do Trabalho.

Dra. Cristiane Ianagui Matsumoto Sócia da área Tributária do Pinheiro Neto Advogados e Professora do INSPER e do IBDT

Cristiane I Matsumoto: sócia da área tributária do Pinheiro Neto Advogados com dedicação exclusiva em tributação sobre a folha de pagamentos. Possui mestrado em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialista em Direito Tributário e Previdenciário pela Fundação Getúlio Vargas. É Professora Titular da Pós-graduação em Direito do Trabalho do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper (módulo de Direito Previdenciário), Professora do Curso de Extensão de Direito Tributário Previdenciário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT e membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP.

Uirá Menezes Co-Founder e Diretor Executivo na GRTS Digital e Principia Business Enhancement

Co-Founder e Diretor Executivo da GRTS Digital e Principia Business Enhancement.

Economista, Especialista em Finanças Internacionais e Gestão de Projetos com certificações em gestão de riscos e projetos, com larga experiência no tema, inclusive, na implantação de PMO. Possui expertise na gestão de projetos que são impactados fortemente pela tecnologia. É conselheiro de empresas e atua como advisory na gestão de empresas, incluindo elaboração de valuation e business plan e assessoramento em M&A.

Ricardo Patah Presidente Nacional da UGT - União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

É presidente Nacional da UGT – União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade na qual atua desde 1991, tendo ocupado vários cargos até assumir a Presidência, em 2003.

Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Ricardo Patah foi - Representante na OIT em 1999.

Representante dos Trabalhadores do Conselho Curador do FGTS em 2001

Nomeado Conselheiro da Previdência 2005

Como dirigente sindical, Ricardo Patah defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as ideias de cidadania, ética e inovação, e agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho: os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo.

Por que participar desse evento?

Participar do CONARTS 2025 - Congresso Nacional de Relações Trabalhistas e Sindicais, é uma oportunidade única para:

  • Manter-se atualizado sobre as melhores práticas das relações trabahistas e sindicais, além dos principais desafios e tendências da área de RTS
  • Aprender com executivos, líderes e especialistas da área de RTS que compartilham ideias, informações e estratégias inspiradoras, capazes de agregar valor a você e à sua organização.
  • Ampliar e expandir seu networking para além do evento, conectando-se com Ampliar e expandir seu networking para além do evento, conectando-se com profissionais de diferentes origens e setores, promovendo uma troca de ideias e informações que geram novos insights e agregam valor à sua carreira.
  • Aplicar insights práticos que irão contribuir para aumentar sua produtividade e elevar o desempenho de sua organização.
  • Conectar-se com parceiros do evento que podem oferecer soluções para otimização do dia a dia de sua organização
  • Preço justo e abaixo da concorrência para um evento desse nível.

Qual o objetivo do CONARTS 2025?

O CONARTS 2025 - Congresso Nacional de Relações Trabalhistas e Sindicais tem como propósito analisar e debater os principais temas das relações de trabalho no Brasil, promovendo uma discussão estratégica e atualizada sobre os seguintes tópicos:

O cenário atual do mercado de trabalho e as novas perspectivas nas relações trabalhistas e sindicais no Brasil

Descubra como as transformações do mercado, aliadas às pressões por produtividade e competitividade, estão impactando as negociações sindicais, além das novas perspectivas e desafios em RTS.

NR1, Riscos Psicossociais, Afastamentos do Trabalho e o Papel da Liderança na Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Trabalho

Descubra como implementar de forma eficaz a NR1 e desenvolver ações preventivas voltadas à mitigação de riscos psicossociais e afastamentos do trabalho, bem como o papel estratégico da liderança na promoção da saúde mental e do bem-estar dos trabalhadores e na redução d epassivo trabalhista.

O Uso da Inteligência Artificial, People Analytics e Outras Inovações na Gestão de RTS

Descubra como a Inteligência Artificial, o People Analytics e outras inovações estão transformando a gestão das relações trabalhistas e sindicais., na análise de mercado, previsões salariais, definição de KPIs, pesquisas em acordos e convenções coletivas, automação de processos e suporte à tomada de decisão, com apresentação de cases práticos.

Relações Trabalhistas e Sindicais no Setor de Óleo e Gás

Descubra o cenário sindical específico do setor de Óleo e Gás, identificando suas principais demandas, oportunidades e desafios, além de outros temas relevantes que impactam esse setor estratégico da economia brasileira.

Temas e Precedentes Relevantes do TST e STF: Impactos nas Relações de Trabalho

Descubra os principais termas e precedentes e decisões do TST e do STF após a Reforma Trabalhista, bem como o posicionamento predominante do TST e do STF sobre os litígios mais recorrentes na Justiça do Trabalho e os reflexos dessas decisões nas relações de trabalho e nos custos das empresas.

O Cenário Sindical no Brasil: Principais Demandas, Oportunidades e Desafios

Descubra o panorama das entidades sindicais patronais e laborais, com foco nas principais pautas, oportunidades de atuação estratégica e desafios enfrentados no contexto atual.

Temas Trabalhistas Atuais, Relevantes e Controversos do Direito do Trabalho

Discussão aprofundada sobre temas de alta relevância e controvérsia, como o fim da jornada 6x1 e os efeitos dos Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) julgados pelo TST.

Relações Trabalhistas e Sindicais no Setor Industrial

Descubra as particularidades do cenário sindical das relações de trabalho nos setores industrial, de serviços e varejista, com enfoque em riscos, tendências e estratégias sindicais setoriais.

Programa do evento

Prepare-se para os desafios atuais e futuros!

Investir no seu desenvolvimento e de sua equipe é o caminho mais seguro para garantir um futuro promissor.

Quero baixar o programa completo

Descontos especiais para inscrições antecipadas e grupos de participantes.

Vagas presenciais limitadas!

Valor de Investimento por Participante

Investir no Conhecimento da sua equipe é o melhor investimento para o futuro. Confira os valores de investimento para participar deste evento.

Patrocinadores Prata

Apoiadores

Acesse a programação completa

Preencha o formulário abaixo para receber informações detalhadas sobre o programa no seu email.

Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.

Ficou com algum dúvida?

Confira as perguntas mais frequentes

O conteúdo programático dos nossos eventos é definido após pesquisas qualitativas com líderes, executivos, especialistas e acadêmicos com expertise nos temas que serão abordados nos eventos.

Não existem critérios obrigatórios, mas dependendo do programa do evento é desejável que o participante já possua experiência profissional na área para obter os melhores resultados.

Sim, praticamente todos os nossos eventos são híbridos e a modalidade do evento é informada no início da página de cada evento.

Até 7 dias, a contar da data de realização do evento.

Sim, até 7 dias, a contar da data de realização do evento.

Sim, coffees break em todos os nossos eventos e em alguns eventos fornecemos também almoço, porém essa informação você deve conferir na página do evento, logo abaixo da tabela com os valores de investimentos.

Sim, somente para as apresentações autorizadas. Você receberá um link para download dos pdfs das apresentações que forem autorizadas pelos palestrantes, em até 7 dias após a realização do Evento.

Você deve preencher as informações constantes do link Inscreva-se disponível abaixo de cada lote de inscrição ou entre em contato com o nosso time de eventos para apoiar na realização de sua inscrição. Os nossos telefones estão disponíveis no final da página do evento ou envie um e-mail para contato@centralconsult.com.br

Aceitamos praticamente todas as opções de cartão de crédito e débito, PIX, boleto e transferência bancária. No cartão de crédito é possível parcelar em até 6x.

Sim. O envio da nota será feito logo após a aquisição da inscrição.

É necessário que entre em contato o mais breve possível. Basicamente, você realizará uma reserva de inscrição e concederemos um prazo de pagamento de acordo com a data de cada lote de venda das inscrições. Envie um e-mail para contato@centralconsult.com.br que te ajudaremos.

A política de cancelamento de inscrições é a seguinte:

1. O participante poderá cancelar sua inscrição no evento em até 30 dias antes do início do evento e receber a devolução do valor pago, descontados encargos administrativos e tributários de 30%.

2. O participante que cancelar sua inscrição antes de 30 dias da data de realização do evento, terá somente a devolução de 50% do valor pago, pois nesse caso além dos encargos administrativos e tributários, já realizamos outras despesas do evento com materiais, e fizemos também o bloqueio de sua vaga, dificultando assim a comercialização para outra pessoa.

3. Nas situações previstas nos itens 1 e 2 desta política de cancelamentos, concedemos ao participante uma carta de crédito correspondente a 70% do valor pago, para que ele possa utilizá-la ou transferir a outro participante, em qualquer evento organizado pela Central Consult, no prazo de até 6 meses após a ocorrência do fato.

Sim, basta você solicitar ao nosso time de eventos pelo e-mail contato@centralconsult.com.br, após realização do evento.