Indicadores de Gestão Empresarial e de RH
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Conceito de Indicadores, segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales:

“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem 
o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”

Indicadores de Gestão
- O que não pode ser descrito não pode ser especificado. 
- O que não pode ser especificado não pode ser medido. 
- O que não pode ser medido não pode ser avaliado. 
- O que não pode ser avaliado não pode ser acreditado. 

        “Se você não mede algo, 
        você não pode entender o processo. 
        Se você não entende o processo, 
        você não consegue aperfeiçoá-lo”...Peter Druker


Se você não pode medir, você não pode gerenciar (Peter Drucker)

Pontos Básicos - Criar Indicadores
1. Mapear seus processos
2. Escolher pontos críticos do processo, nos quais devem ser feitas medições que garantam que seu serviço esteja sendo executando com qualidade
3. Definir o indicador com os seus clientes (preferencialmente numéricos), que sejam quantificados na situação atual, em resultados parciais, ao longo do desenvolvimento e no final do processo.
4. Deverão ser entendidos (bem definidos e acompanhados sistematicamente) e aceitos por todos
5. Deverão servir de base para a tomada de decisões
6. Deverão ser definidos de forma direcionada aos processos críticos e alinhados aos objetivos da empresa
7. É preciso medir aquilo que realmente é relevante para a organização.

Tipos de Indicadores
1. Indicadores Estratégicos: Informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua visão. Refletem o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito. 
2. Indicadores de Produtividade ( eficiência ): medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos. 
3. Indicadores de Qualidade ( eficácia ): focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço. 
4. Indicadores de Efetividade ( impacto ): focam as consequências dos produtos/serviços. Fazer a coisa certa da maneira certa. 
5. Indicadores de Capacidade: medem a capacidade de resposta de um processo através da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. 
 

Exemplos de Indicadores por Área:

Indicadores de Administração de Pessoal
-  Salário Base - Média de salários por categoria
Fórmula: ∑ Total de salários da categoria ÷ Total de Efetivos da categoria no fim do mês
- Turnover Geral ou Voluntário – Índice de rotatividade de Mão de Obra efetiva
Fórmula: ∑ Nº. de Admitidos no mês + ∑ Nº. de Desligados no mês / 2 / Total de Efetivos no fim do mês anterior
 -Absenteísmo Total - Percentual de horas improdutivas, geradas por qualquer tipo de ausência ao trabalho (Falta, Atrasos abonados, atestado médico, afastamentos
Fórmula
: ∑ Nº.total de horas improdutivas ÷ sobre o total de horas disponíveis.
- Afastados - Percentual de Pessoas Afastadas por Doença, Acidente e outros
Fórmula
: ∑ Nº. Afastados ÷ total de efetivos
- Horas Trabalhadas - Percentual de horas trabalhadas em relação ao no. de horas disponíveis
Fórmula
: ∑ Nº total de trabalhadas ÷ nº. de horas disponíveis
-   Total de Horas Extras - Percentual de horas excedentes trabalhadas acima da jornada normal dos cargos, passiveis de controle de frequência.
Fórmula
: ∑ Nº total de H.E. ÷ sobre o total de horas disponíveis
-  Custo com Horas Extras - Proporção em percentual dos gastos com horas extras, distribuídos por categoria
Fórmula
: Gastos com horas extras / Custo Total da Folha 

Indicaores de Gestão Financeira
Lucratividade sobre as vendas - Resultado Líquido / Receita Total
Rentabilidade – Resultado Líquido / Total do Ativo
Índice de Liquidez - (Disponível + Contas a Receber + Estoques) /Total do Passivo 
Nível de endividamento da empresa = Total do Passivo: Total do Ativo
Margem de Contribuição = Preço de Venda (-) Gastos Variáveis
Ponto de Equilíbrio (break even point) - Vendas = Custos + Despesas Totais

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