Consultores
Somos uma consultoria, que foi criada para desenvolver soluções
personalizadas ao mercado, de forma criativa e inovadora,com foco
em resultados concretos.
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Wilson Galdino



O presente portfólio de serviços aplica-se às empresas ou organizações do 
comércio, de serviços e da indústria, de pequeno, médio e grande porte. 
 
• Contador, Economista, Instrutor de Cursos Empresariais, Consultor Empresarial em Contabilidade, Tributos, Inteligência Fiscal e Gestão, autor e atualizador de obras;
• Especialização: contabilidade internacional (Universidade La Salle de Sud América) e Contabilidade Tributária, Tributação Federal e Planejamento Estratégico;
• É Sócio-diretor da DESS Cursos e Treinamentos Empresariais, com participação ativa em quase todo o território brasileiro em Cursos, Seminários, Palestras e Consultoria Tributária/Empresarial e atuou em empresas de renome, nos setores de indústria metalúrgica, comércio e serviços em operações no Brasil e no Exterior (Brasil, Chile, Estados Unidos, Portugal e Alemanha),tais como; IOB – Informações Objetivas Ltda, Cofap – Companhia Fabricadora de Peças / Cofap Trading, Aethur Lundgren Tecidos S/A – Casas Pernambucanas, entre outras, tendo ocupado de: Contador, Consultor Especialista, Editor de Obras (Contábeis e Tributárias) e Consultor Empresarial e Tributário e Instrutor de Treinamentos Empresariais em diversas empresas, como; CORREIOS, Caramuru Alimentos,Vale do Rio Doce – Sucursal Norte, Ambev – Jaguariúna,Cia Docas de Santos;Denso Industrial – Manaus, Granel Quimica Ltda, Inte Inc: USA,JG Rodrigues, Eurosono, entre outras.
 
Serviços de Consultoria
A meta de todo o empresário é ser competitivo e cumprir com todas as obrigações e responsabilidades relativas ao seu negócio, mas infelizmente muitas situações alheias a sua vontade dificulta o alcance destas metas. Dentre as quais destacamos a complexidade das normas fiscais; as recentes alterações nas regras contábeis; as ações desenfreadas de fiscalização e a “ingerência” do fisco ao criar situações e parâmetros tendentes a aumentar a arrecadação.
Desta forma, os serviços de consultoria, quer sejam na modalidade preventiva ou corretiva são uma opção, pois atuam em conjunto com a realidade empresarial e do ponto de vista legal, visando assegurar o cumprimento das metas empresariais e na medida do possível refletir em benefícios administrativos, operacionais e financeiros.
As nossas ações se aplicam a empresas (privadas e públicas), cooperativas, organizações do terceiro setor e entidades governamentais, atuando de forma “participativa” e não “impositiva” em fase de destaque de casos, análises, propostas de soluções e se for necessário, o treinamento dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente no processo.
 
1. Adoção e Aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade
Decorridos 5 (cinco) anos, as empresas ainda são resistentes na adoção das novas práticas contábeis e se a adotam, ainda o fazem por imposição, desconsiderando os benefícios e avanços na qualidade das informações e na “segurança” da tomada de decisões pelos gestores. Desta forma, este trabalho visa a aplicação prática dos pronunciamentos (ou seções do CPC PME), discutir e associar as filosofias empresariais e a correção dos fluxos contábeis de acordo com as novas regras.
 
Tópicos:
• Seleção e Aplicabilidade de acordo com o perfil e filosofia empresarial;
• Revisão de Fluxo Contábil: plano de contas, históricos, modelos e controles e ações na obtenção e uso das informações;
• Uso e Benefícios: demonstrações, relatórios, análises na tomada de decisões pelos gestores internos (diretores, gerentes, formação de custos e outros) e externos (acionistas, sócios, financiadores de capital, fisco, processos licitatórios e demais);
• Demais: efeitos fiscais, rentabilidade e confiabilidade das informações, condições correlatas na nova legislação falimentar;
• Plano de Treinamento aos profissionais envolvidos no processo.
 
2. Revisão de Tributos e Estratégias Fiscais
As normas fiscais quando interpretadas parcialmente resultam em transtornos de natureza administrativas (pendências na RFB e processos de fiscalização) ou financeiras (acréscimos moratórios e não aproveitamento de créditos fiscais). 
Desta forma, aconselha-se sempre que possível a revisão das bases tributárias e a análise de seus resultados de forma a atender a legislação, evitar procedimentos de fiscalização, bem como a aplicação de estratégias que resultem na redução da carga, no aproveitamento de créditos e na busca e uso de incentivos fiscais.
 
Tópicos:
• Perfil empresarial X tendências fiscais; 
• Breve relato dos tributos em revisão e associação aos pontos discutíveis;
• Revisão de bases e cálculos de tributos federais;
• Regularização de débitos tributários e eventuais recuperação de créditos;
• Efeitos contábeis e reflexos em períodos anteriores;
• Revisão de fluxos e ações de economia tributária;
• Plano de treinamento aos profissionais envolvidos no processo.
 
3. Gestão de Dados no SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
O projeto SPED consiste em um grande avanço e resultará em benefícios para todos os envolvidos (fisco, empresas e sociedade), entretanto, apesar da “boa fé” por parte das empresas, os dados enviados ao “repositório nacional” podem apresentar algumas divergências, quando confrontados interescriturações (EFDs X EFDs X ECD) ou com declarações (SPED X Declarações RFB), cujas inconsistências podem resultar em sanções fiscais.
Desta forma, este projeto de consultoria visa de forma prática e objetiva associar o perfil empresarial aos dados esperados em cada escrituração digital, seus elementos identificadores e reflexos na validação dos dados.
 
Tópicos:
• Perfil empresarial X escriturações X tendências fiscais e contábeis;
• Análise dos sistemas de gestão de informações (ERPs);
• Implementação de rotinas e validação – EFD Contribuições;
• Implementação de rotinas e validação – ECD (Versões desde 2008);
• Implementação de rotinas e validação – EFD IRPJ;
• Revisão e validação de escriturações digitais (SPED X EFD/ECD X Declarações RFB)
• Fluxos fiscais e contábeis: revisão, implementação de modelos e controles e pontos de discussões judiciais;
• Plano de treinamento aos profissionais envolvidos no processo.
 
4. Gestão de Ativos Corporativos – Investimentos, Imobilizado e Intangível
As regras contábeis em relação aos ativos corporativos foram alteradas a partir de 1º.01.2008, resultando em novas situações para o reconhecimento dos ativos (investimentos, imobilizado e intangíveis), bem como, combatendo a “ingerência fiscal”, visto a liberdade para a adoção de vida útil econômica e de métodos de depreciação mais adequados à realidade empresarial. 
Mas mesmo assim, a aplicação imediata implica na “quebra de paradigmas”, bem como a revisão de procedimentos de natureza contábil e outros que possibilitem o controle dos bens e seus reflexos na gestão empresarial e nas demais situações fiscais.
Sendo assim, este projeto de consultoria visa de forma objetiva a adoção das novas regras aos ativos corporativos, a partir de seus reconhecimento, aos demais procedimentos que assegurem as ações de cálculos de depreciação, testes de recuperação e a aplicação de seus resultados no dia a dia empresarial.
 
Tópicos:
• Perfil empresarial: análise e associação ao tema;
• Visão geral dos bens e formas de identificação e controles;
• Identificação de principais erros do passado e seus efeitos contábeis e fiscais
• Efeitos contábeis e reflexos em períodos anteriores;
• Adoção e adequação às normas internacionais: reconhecimento, fruição de benefícios, adoção de vida útil compatível, métodos de depreciação, testes de recuperação e formas de descontinuidade de bens;
• Impactos gerenciais (controles e formação de preços), contábeis e fiscais (créditos, dedutibilidade e outros);
• Inventariando os bens do ativo: formas, cuidados, tratamento das inconsistências e atribuição de custos (deemed cost);
• Implementação de melhorias: novas rotinas aos ERPs (controles, baixas, depreciação e integração de dados), normas administrativas e fluxos de informações;
• Plano de treinamento aos profissionais envolvidos no processo.
 
5. Outros Projetos de Consultoria
Atuando desde 1977 em empresa de diversos portes e outras ações de consultoria preventiva e corretiva, mas sempre no conceito “participativo” e não “impositivo”, respeitando a filosofia empresarial dos clientes e associando na melhor forma justa e legal para a segurança na validação dos processos ou se for o caso, na correção destes de forma espontânea e seus efeitos na redução das penalidades, bem como nas ações que resultem em melhor performance empresarial.
Outros Processos:
• Implantação de Comitê Interno de Auditoria em Tributos;
• Revisão e Atualização de Atividades – Escritórios de Contabilidade;
• Revisão e Atualização de Atividades – Departamento de Contabilidade;
• Obrigações Acessórias – Atendimento e Validação de Informações;
• Planos e Ações nos Fechamentos Contábeis Mensais;
• Planos e Ações no Encerramento de Balanços.
 
 
 
 
 
Treinamentos Corporativos
Os temas são analisados de forma a atender de forma objetiva o seu público alvo e resultando em efeitos práticos no dia a dia empresarial, caracterizando assim em um retorno do investimento aos que o custearam e melhor profissionalismo no exercício das atividades.
Não nos limitamos no conceito tradicional “do que fazer”, visto que as normas já indicam tais obrigações, mas sim em “como fazer”, a qual resulta na associação das situações vivenciadas pelo instrutor em suas atividades profissionais.
Também lembramos que a didática “impositiva” não produz efeitos positivas, sendo portanto adotado o conceito “participativo” e “evolutivo” no transcorrer dos cursos, seminários e palestras independentemente de seu formato proposto, tais como cursos presenciais abertos, cursos in company e dependendo dos casos semi-presenciais.
1. Tributário:
•  Lucro Real e Presumido;
•  Tributação dos Lucros nas Empresas e Equiparadas;
•  Retenções e Desoneração da Folha de Pagamento;
•  PIS e Cofins  Regras na Apuração e Controles;
•  Créditos do PIS e da Cofins e Seus Efeitos na EFD Contribuições;
•  Auditoria em Tributos – Comitê Interno;
•  Lalur e Lacs em Preparo para a EFD IRPJ;
•  Preços de Transferência – Cálculos e Gerenciamento;
2. Contábil:
•  Contabilidade Internacional Aplicada – IFRS, IAS e CPCs;
•  Ativo Imobilizado em 2013  Novas Práticas Contábeis e Tendências Fiscais;
•  Conciliação e Análise Contábil;
•  Departamentos e Escritórios de Contabilidade;
•  Estoques – Novas Regras Contábeis;
•  Demonstrações Contábeis  Elaboração, Divulgações e Uso Empresarial;
•  Demonstrações e Relatórios Financeiros  Análises e Interpretações – Atualizado;
•  Novo Plano de Contas e Reestruturação na Contabilidade;
•  Testando a Recuperação de Ativos Imobilizado e Intangível;
•  Contabilidade na Gestão de Tributos.
 
 
 
3. Obrigações e Inteligência Fiscal:
•  PER/Dcomp e DCTF em 2013 – Curso Prático;
•  DIPJ em 2013 – IN RFB Nº 1.344/2013;
•  DIRF  Prática e Detalhes no Preenchimento;
•  Revisão e Cruzamento entre Declarações da RFB;
•  Novo SPED (ECD e EFD IRPJ) Regras e Controles no Preparo e Validação;
•  Validação e Confronto dos Dados do SPED em 2013;
•  EFD Contribuições – Regimes Cumulativo e Não Cumulativo;
4. Gestão Empresarial:
•  Planejamento Tributário Estratégico;
•  Encerramento de Balanço – Ações Contábeis e Fiscais;
•  Contabilidade Empresarial;
 
 
 
Metodologia dos Cursos
Conteúdo:
Apostila em formato papel estruturada (regras, fundamento legal, casos em discussão, modelos, etc.) em dependendo do tema, poderá ser consolidada a legislação de apoio em CD-Rom.
Aula Expositiva e Interativas:
Apresentação, discussão e visão prática dos temas e interatividade em casos previstos e apresentados pelos participantes.
Recursos Utilizados:
• Técnicos: data-show, quadro branco, notebook e outros;
• Ferramentas de Apoio: slides, planilhas eletrônicas, modelos de controles, legislação agregada e outros (disponibilizadas em CD-ROM.);
• Vídeos e conference call.
Interatividade:
Por meio de e-mail e outras ferramentas do skype (chat, audio, vídeo) e video conferência sobre novidas pós cursos e cases em discussão.
Certificado e Certificação:
Pelo índice de aproveitamento no mínimo de 75% (Certificado) e pela apresentação de projeto elaborado pelo participante, visando melhorias em seus fluxos de trabalho (Certificação*).
* No caso de cursos presenciais, ao final do treinamento será disponibilizado fórmulário e controles para posterior preenchimento e envio ao instrutor para a avaliação e certificação.
Outros Detalhes:
Em alguns treinamentos os casos serão apresentados e discutidos diretamente nos programas da RFB ou em planilhas de apoio (disponibilizadas) na qual os participantes poderão utilizar seus equipamentos pessoais (notebook ou netbook).
 
O Programa Completo dos Cursos do Wilson Galdino poderá ser visualizado no link a seguir http://www.centralconsult.com.br/index.php/curso-controladoria-e-contabilidade
 
 
 

Principais Serviços



 
 

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Contato

Av. João Carlos da Silva Borges, 437 - CEP: 04726-000 - Vila Cruzeiro - São Paulo - SP

(11) 5641-0536 l (11) 2893-4799 
Nextel: (11) 7760-6437 / (11) 7760-6436 

 

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