Consultores
Somos uma consultoria, que foi criada para desenvolver soluções
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em resultados concretos.
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Leandro Libardi


- Graduado em Administração de Empresas, realizou dezenas de cursos técnicos e reciclagens nas áreas de auditoria interna, gestão de riscos e consultoria trabalhista, previdenciária e de recursos humanos.
- Responsável pelos trabalhos de Consultoria e Auditoria de Recursos Humanos, Consultoria e Auditoria Trabalhista e Previdenciária, Consultoria e Auditoria de Gestão de Terceirizados, Compliance e Auditoria Interna Operacional e Administrativa e na Assessoria em Fusões e Aquisições.
- Possui mais de dez anos de experiência em empresas de Auditoria e Consultoria, atuando principalmente nas áreas de Consultoria e Auditoria Trabalhista e Previdenciária, Consultoria em Recursos Humanos, Gestão de Riscos Empresariais, Fusões e Aquisições e Auditoria Interna.
- Iniciou sua carreira na área de Recursos Humanos na multinacional francesa Danone (indústria alimentícia). Foi Supervisor e Consultor Sênior nas empresas Terco Grant Thornton (Supervisor e Consultor Sênior na área de Consultoria Trabalhista e Previdenciária e Supervisor na área de Gestão de Riscos), Ernst & Young (Consultor Sênior na área de Fusões e Aquisições), KPMG (Consultor Júnior na área Trabalhista e Previdenciária), Macro Técnica Auditoria (Encarregado de Consultoria Trabalhista) e Recon Consultoria (Consultor Administrativo e de Recursos Humanos). Atuou também como Analista de Administração de Pessoal e Auditor Interno da financeira Cetelem (Grupo BNP Paribas) e como Gerente de Recursos Humanos no Celeiro Supermercados.
 PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

O presente portifólio de serviços aplica-se a empresas de todos os portes e ramos de atividade.

SERVIÇOS

Nossos principais serviços são:

1) Consultoria e Auditoria Trabalhista e Previdenciária

A alta carga tributária incidente sobre a folha de pagamento, bem como a complexa legislação trabalhista e previdenciária brasileira e suas constantes alterações exigem revisões periódicas na Administração de Pessoal, visando identificar possíveis riscos e inconsistências que poderão ocasionar em autuações da fiscalização do Ministério do Trabalho ou da Previdência Social, ou processos trabalhistas, entre outras contingências. A revisão periódica permite a prévia identificação de irregularidades, possíveis reduções de custos e reduções nos riscos de processos trabalhistas.

Realizamos a revisão completa de todos os procedimentos da Administração de Pessoal e na gestão de prestadores de serviços terceirizados com cessão de mão de obra, tais como:

- Revisão completa da folha de pagamento e dos critérios de cálculos trabalhistas (jornadas de trabalho, horas extras, reflexos, médias variáveis, férias, rescisões contratuais, processos trabalhistas);
- Revisão da documentação trabalhista e previdenciária (guias de recolhimento, controles de ponto, contratos de trabalho, acordos, declarações, termos de responsabilidade, autorização de descontos, obrigações mensais e anuais, entre outros);
- Planejamento previdenciário, com revisão do enquadramento previdenciário e conferência dos impostos e encargos incidentes sobre a remuneração (INSS, FGTS, IRRF, RAT, FAP, terceiros);
Levantamento de débitos e créditos previdenciários;
- Identificação de riscos relacionados a vínculo empregatício com terceiros;
- Identificação de riscos relativos à segurança e medicina do trabalho (revisão dos riscos de adicionais de insalubridade e periculosidade, conferência dos documentos e programas obrigatórios, tais como PPRA, PCMSO, ASO, PPP, LTCAT, CIPA, SIPAT, SESMT, etc.);
- Gestão de prestadores de serviços terceirizados com cessão de mão de obra (com conferência da documentação trabalhista dos terceirizados e critérios para retenção de INSS nas notas fiscais);
- Revisão da documentação e controles relativos a trabalhadores autônomos, estagiários, temporários e representantes comerciais;
- Assessoria para a apresentação de defesa a autos de infração e multas.

2) Compliance em Recursos Humanos

Todas as organizações são compostas de pessoas, e o capital humano é o maior patrimônio de uma empresa. Sem as pessoas, a organização não existe. As pessoas são as responsáveis pelas tomadas de decisões, pelas estratégias, planejamentos, continuidade dos negócios e o sucesso de qualquer organização.

Dessa forma, a área de Recursos Humanos é de fundamental importância estratégica nas organizações. É preciso formalizar todos os procedimentos, políticas e metodologia de trabalho para atração, contratação e retenção de talentos, e realizar sua revisão periódica, visando identificar se todos os procedimentos estão sendo seguidos corretamente. Analisamos todas as rotinas da área de recursos humanos, compreendendo os seguintes itens:

- Análise dos processos de trabalho, sistemas utilizados, funções e estruturas organizacionais;
Implantação e revisão de processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, comunicação interna;
- Assessoria em negociações sindicais para elaboração de acordos coletivos (para fins de dissídio ou implantação de Programas de Participação nos Lucros e Resultados ou Banco de Horas);
- Implantação e revisão de planos de carreira, planos de motivação e retenção de talentos;
- Outros serviços relacionados a gestão de pessoas, tais como revisão das políticas de treinamento e desenvolvimento, gestão de mudanças, gestão e controle de benefícios diretos e indiretos ("Fringe Benefits") e auditoria das certificações obrigatórias dos empregados conforme atividade da empresa e cargo do colaborador (diplomas de conclusão de cursos, graduações e especializações, certificações obrigatórias para exercício da atividade, pagamento de anuidades, entre outros documentos).

3) Implantação do Plano de Cargos e Salários

Ao ingressar em uma empresa, um dos fatores mais motivadores para o colaborador é a possibilidade de crescimento profissional, de fazer uma carreira na empresa.
A definição de Cargos e Salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos, assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.

Além disso, o Plano de Cargos e Salários permite a correção de distorções salariais, aproveitamento adequado conforme a capacidade do colaborador, definição de responsabilidades, atribuições e metas, e obtenção de maior produtividade.
Realizamos a implantação do Plano de Cargos e Salários, através dos seguintes procedimentos:

- Entendimento da estrutura atual e do quantitativo de pessoal e dos respectivos perfis;
- Revisão da estrutura atual de Cargos e Salários e formalização das regras salariais de contratação, promoção e transferência;
- Revisão e criação das faixas salariais por cargo e possibilidades de plano de carreira;
- Implantação do modelo de avaliação de desempenho, com definição das competências e metas para a função;
- Revisão das políticas de remuneração variável (comissões, prêmios, bônus, etc.);
- Revisão das políticas de benefícios;
- Revisão de procedimentos para autorização da chefia / gerência / diretoria para admissões, promoções e desligamentos;
- Elaboração das descrições de cargos;
- Avaliação e ordenamento de cargos;
- Pesquisa salarial;
- Formalização da Política de Cargos e Salários.

4) Consultoria e Auditoria de Gestão de Terceirizados

A terceirização é uma prática que visa focar os principais esforços de uma empresa em sua atividade fim, em seus objetivos estratégicos, e designar para terceiros as atividades meio. No entanto, é importante monitorar todas as obrigações das empresas prestadoras de serviços terceirizados, em razão da responsabilidade solidária e subsidiária do tomador de serviços.

O monitoramento permite o acompanhamento da mão de obra fornecida pela empresa terceirizada, a conferência dos custos e a viabilidade financeira da terceirização, bem como evitar ações trabalhistas movidas pelos trabalhadores terceirizados.

Realizamos a revisão completa de todos os procedimentos adotados na gestão de prestadores de serviços terceirizados com cessão de mão de obra, tais como:

- Levantamento da situação atual de todos os terceirizados com cessão de mão de obra;
- Verificação das obrigações estabelecidas nos contratos de prestação de serviços;
- Análise das potenciais contingências trabalhistas;
- Conferência dos critérios de apuração e recolhimento dos impostos incidentes sobre a folha de pagamento;
- Conferência dos procedimentos de cálculo constante na folha de pagamento, tais como salários, horas extras, adicionais, DSR variável, 13º salário, entre outros;
- Verificação da documentação pertinente aos empregados, tais como o contrato de trabalho, exames médicos, acordos, declarações, controles de ponto, etc.;
- Cálculo dos valores cobrados pelas empresas terceirizadas e definição da viabilidade financeira da terceirização (custo / benefício);
- Análise dos procedimentos de controle para a concessão e desconto dos benefícios de vale-transporte, refeição e convênios em geral, bem como dos critérios de cálculos de férias e rescisões contratuais;
- Verificação das notas fiscais de prestação de serviços, conferência dos recolhimentos dos impostos incidentes sobre estes pagamentos (principalmente retenção de 11% ao INSS);
- Visitas de inspeção no local de trabalho ou canteiro de obras visando identificar todos os trabalhadores terceirizados e cumprimento das obrigações contratuais e de segurança do trabalho (cessão somente de trabalhadores devidamente registrados, utilização de crachás, correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI´s, etc.);
- Análise de risco de vínculo empregatício com trabalhadores cedidos através de Cooperativas de Trabalho.

5) Compliance e Auditoria Interna Operacional e Administrativa

A auditoria interna periódica é fundamental para identificar, reduzir e mitigar riscos que podem prejudicar a gestão empresarial ou ocasionar em custos desnecessários. A revisão periódica dos departamentos, e a inspeção do cumprimento das regras estabelecidas internamente contribui para maior profissionalização dos colaboradores e reduz riscos de erros ou fraudes internas e externas.

Realizamos a auditoria interna operacional e administrativa conforme atividade da empresa, através dos seguintes procedimentos:

- Avaliação e identificação dos riscos operacionais (risco de perda financeira, risco de imagem e reputação, risco de autuação fiscal, risco de regulamentação conforme atividade da empresa);
- Revisão e implantação de controles internos e indicadores de desempenho;
- Elaboração de programas de trabalho para Auditoria Interna conforme departamento auditado;
- Verificação da segregação de funções e da comunicação entre departamentos, rotinas de conferência de primeiro e segundo nível;
- Revisão e implantação de normas de procedimentos, com mapeamento dos processos internos e elaboração de manuais visando formalizar todas as rotinas da empresa, possibilitando minimizar os riscos de improvisação de procedimentos que divergem dos objetivos da empresa, atribuir responsabilidades de cada profissional e auxiliar novos profissionais;

6) Perícias judiciais, cíveis, contábeis, econômicas, familiares, trabalhistas, previdenciárias, tributárias

- Elaboração de laudos periciais;
- Cálculos de liquidações de sentença;
- Revisão de contratos do Sistema Financeiro da Habitação;
- Revisão de contratos de cartões de crédito, cheque especial e conta garantida;
- Identificação de financiamentos que envolvam questões configuradas na Lei da Usura, Anatocismo, cláusulas abusivas, perdas econômicas, litígios entre sócios, prestações de contas, fundo de comércio, lucros cessantes e apuração de haveres;
- Perícia trabalhista e previdenciária, com revisão de autuações fiscais trabalhistas e previdenciárias, quantificação de processos trabalhistas;
- Apuração de débitos e créditos tributários, trabalhistas e previdenciários;
- Execução fiscal no âmbito federal, estadual e municipal.

7) Assessoria em Fusões e Aquisições ("Due Diligence")

O crescimento das empresas permite oportunidades para fusões e aquisições, visando conquistar novos mercados e regiões estratégicas, bem como reforçar sua marca e aumentar o poder de compra junto a fornecedores.

Atuamos na assessoria em fusões e aquisições, identificando riscos e fornecendo informações fundamentais para esse tipo de transação, compreendendo os seguintes serviços:

- Planejamento e Avaliação Econômica do Negócio;
- Análise prévia da documentação a ser apresentada aos interessados (executivos do controlador e do investidor, auditores externos, advogados, consultores, etc.);
- Conferência prévia das solicitações de documentos de auditores externos e respectiva disponibilização em "Data Room";
- Verificação do correto arquivo e devolução de documentos confidenciais analisados por auditores, consultores, advogados, bem como controle da relação de visitantes ao "Data Room";
- Identificação prévia e quantificação estimada de possíveis contingências financeiras, fiscais, tributárias e trabalhistas, conferência das certidões negativas municipais, estaduais e federais;
- Identificação prévia de documentos extraviados ou ausentes, controle das solicitações adicionais de documentos e resolução de dúvidas, administração de atrasos e informações incompletas;
- Gestão de recursos humanos após o processo de fusão e aquisição (integração de políticas, departamentos, colaboradores, etc.), entre outros procedimentos relacionados ao processo de compra e venda de empresas.

CURSOS E TREINAMENTOS

Treinamentos técnicos, reciclagens, cursos e seminários:

Realizamos treinamentos técnicos, reciclagens, cursos e seminários “In Company” relativos aos seguintes temas:

- “Administração de Pessoal – Rotinas e Controles”;
- “Auditoria e Consultoria Trabalhista e Previdenciária – Elaboração de Escopo e Programas de Trabalho”;
- “Due Diligence Trabalhista e Previdenciária – Identificação e Quantificação de Contingências”;
- “Auditoria de Recursos Humanos”;
- “Auditoria Interna e Controles Internos – Elaboração de Escopo e Programas de Trabalho”;
- “Perícia Econômica, Financeira e Contábil”. 

Principais Serviços



 
 

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Contato

Av. João Carlos da Silva Borges, 437 - CEP: 04726-000 - Vila Cruzeiro - São Paulo - SP

(11) 5641-0536 l (11) 2893-4799 
Nextel: (11) 7760-6437 / (11) 7760-6436 

 

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