Consultores
Somos uma consultoria, que foi criada para desenvolver soluções
personalizadas ao mercado, de forma criativa e inovadora,com foco
em resultados concretos.
  • Cadastre-se

     

José Eduardo Martinez de Lima
 

Mestre em Administração de Empresas pelo Unifieo, Administrador de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pela Universidade Gabriela Mistral onde cursou Engenharia Comercial. É Diretor e Coordenador de Projetos da TEVEC e da TRADE. Foi Diretor de S/A de capital fechado e de cooperativa de trabalho da área de saúde. De 1997 a 2001 foi operador de open do Banco Mercantil. Antes, gerenciou a BRIXTON Comércio, Importação e Exportação e a JOLLY. No Chile, atuou como consultor da SURLATINA Consultores e Auditores, realizando análises econômico-financeiras de projetos.

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS.
O presente portfólio de serviços aplica-se às empresas ou organizações do comércio, de serviços e da indústria, de pequeno, médio e grande porte, com exceção da "governança corporativa" que se orienta às organizações de grande e médio porte. O fundamento de cada serviço é implantar sistemas que, direta ou indiretamente, resultem em ganhos econômicos e financeiros para os clientes.

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE MONITORAMENTO ECONÔMICO DA ORGANIZAÇÃO.

Implantar metodologia para acompanhar, avaliar e ajustar a rentabilidade real da empresa, através de suas receitas e custos é a proposta deste serviço, com recomendação de ações de ajuste necessárias para atender metas pré-estabelecidas. Muitas empresas preocupam-se obsessivamente com o monitoramento do fluxo diário de caixa e a obtenção de créditos de curto prazo para capital de giro, deixando de lado o monitoramento do desempenho econômico de suas receitas, custos e resultados, o qual permite monitorar a rentabilidade mensal ou anual do capital investido.

IMPLANTAÇÃO DE BALANCED SCORECARD – BSC.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma técnica utilizada para a implementação e a gestão da estratégia na empresa. É uma ferramenta que permite a estruturação de objetivos, metas e indicadores de desempenho da estratégia da empresa e sua mensuração. Como é aplicada na empresa como um todo e em cada uma de suas unidades, faz com que todos fiquem orientados para o atendimento de suas metas e objetivos que, a sua vez, estão alinhados com as metas e objetivos estabelecidos para a empresa como um todo. O serviço, além da implantação da técnica e treinamento do pessoal envolvido, pode incluir a instalação de um software especialmente desenvolvido para essa aplicação.

ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO.
Empresas de qualquer tamanho estão sempre avaliando possibilidades de investimento, desde a aquisição de novas máquinas e equipamentos até a ampliação de suas instalações ou aquisição de outras empresas. Este serviço dá ao investidor uma avaliação econômica e, se necessário, mercadológica, precisa e isenta, do novo projeto no qual pretende aplicar seus recursos, propondo eventuais ajustes de escopo ou alertando sobre hipóteses feitas, para redução do risco a níveis suportáveis.

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DE DESEMPENHO.

As organizações têm uma diversidade de itens que devem ser acompanhados, avaliados e ajustados pelo seu desempenho. Esses itens compreendem atividades de venda, promoção, logística, distribuição, projeto, produção, administração, financeiras; qualidade de processos; qualidade do produto ou do serviço; instalações físicas; equipamentos. O monitoramento do seu desempenho envolve o estabelecimento de indicadores e sua correlação, em consenso com os representantes da empresa, bem como da metodologia para sua medição regular e registro eletrônico em tempo real. A técnica, embora utilize métodos sofisticados, é de rápida implementação e fácil utilização. O serviço compreende a implantação do sistema e de um software para monitoramento contínuo e em tempo real.

IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE / LINUX.

Muitas empresas têm migrado seu sistema operacional para o LINUX atraídas pela significativa redução de custos que propicia. Atualmente, essa migração está se acelerando pela segurança que o sistema oferece contra a entrada de vírus e ataque de hackers. Os ganhos econômicos com a adoção do sistema são da ordem de 35 a 45% para as empresas de médio e grande porte, dependendo dos softwares instalados. Empresas de pequeno porte ou microempresas que utilizam o BrOffice (Open Office) alcançam marcas de até 75% de redução de custos com o sistema operacional. Este serviço contempla a instalação do LINUX nos servidores e computadores da empresa bem como o treinamento tanto de operadores como de usuários.

IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA CORPORATIVA.

Empresas líderes têm adotado a sistemática de contratar recém graduados a nível técnico ou universitário que tenham capacidades ou habilidades muito específicas e que atendam necessidades também específicas da empresa para, em seguida, incorporá-los em programas de treinamento on the job e formais internos e externos. Para realizar o treinamento formal interno, muitas empresas estruturaram escolas corporativas com professores de escolas de primeira linha e currículos e conteúdos de cursos ajustados às necessidades específicas da empresa. Algumas delas utilizam salas de aula em áreas da própria empresa enquanto outras preferem utilizar salas em outros locais. A proposta é estruturar na organização esse tipo de escola tanto para níveis técnicos como universitários.

ATUAÇÃO NA GESTÃO ESTRATÉGICA E EXECUTIVA DE ORGANIZAÇÕES.

Organizações privadas e públicas estão requerendo diretores executivos para a profissionalização de sua gestão ou ainda para a gestão de empreendimentos ou projetos específicos. Este serviço contempla a atuação do profissional em uma dessas funções, pelo prazo que seja requerido, para que a organização atinja os objetivos e metas desejadas por seus acionistas.

CURSOS.
Todos os cursos têm caráter eminentemente prático com a resolução de casos pelos participantes e uma mínima base conceitual. Durante cada sessão, os participantes aplicam as técnicas expostas a casos reais elaborados pelos professores, o que garante em profundo envolvimento com o assunto e uma retenção definitiva da matéria apresentada. Quanto ao público-alvo há um único pré-requisito de escolaridade que é o segundo grau completo, uma vez que todos os cursos são estruturados para dar uma formação completa em seu tema.

GESTÃO FINANCEIRA DE NEGÓCIOS (24 HS).

A gestão financeira de um negócio envolve uma série de funções: monitoramento econômico da empresa, suas unidades, processos e produtos; monitoramento financeiro, envolvendo caixa, contas a pagar e contas a receber; busca de recursos financeiros para suporte da operação e de investimentos; análise e decisão sobre aplicação de recursos financeiros; análise de balanços; etc. O curso dará ao participante a capacidade de conhecer e aplicar o conjunto de técnicas de cada uma dessas funções dentro de um escopo de visão completa da gestão financeira.

ANÁLISE DE CUSTOS (20 HS).

A análise de custos pode ser feita para a empresa como um todo, suas unidades, processos, produtos ou serviços. A análise é feita através de diversos indicadores e formas conforme o caso, possibilitando uma visão do estado de cada item de custo. Seu objetivo é dar suporte às decisões que devem ser tomadas em cada caso. No curso são apresentadas as formas mais usuais de análise e os indicadores comumente utilizados junto com casos de aplicação em que são discutidas as decisões adotadas.

FORMAÇÃO DE PREÇOS (16 HS).

Os erros mais comuns na formação de preços de produtos ou serviços são: preço demasiadamente orientado ao custo, deixando a empresa de tomar suficientemente em conta a intensidade da demanda; falta de revisões freqüentes do preço para incorporar mudanças nos mercados; e, fixação freqüente do preço sem considerar o mix de produtos. O curso aborda procedimentos para fixar o preço conforme seus objetivos: maximizar resultados, participação no mercado, desnatar o mercado, receitas correntes, atender meta de rentabilidade, promoção. Analisa políticas e restrições de preço bem como estratégias para sua mudança.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS (24 HS).

As organizações estabelecem estratégias para fixar os rumos de suas atividades e poder navegar coesa para esses rumos, focalizando seu esforço e reduzindo ambigüidades. As mudanças em seu ambiente de operação - na sociedade, governamentais, econômicas, na competição, nos fornecedores, no mercado – obrigam a um freqüente ajuste de suas estratégias. Por outro lado, não basta estabelecer as estratégias, há que implementaá-las e monitorá-las, garantindo o alinhamento de todos com as mesmas, seus objetivos e metas. O curso aborda os diferentes tipos de formulação da estratégia, as formas de sua implementação e de monitoramento de sua execução.

CÁLCULOS FINANCEIROS (12 HS).

Os cálculos financeiros fazem parte do cotidiano das pessoas não somente no exercício de sua profissão como em suas vidas privadas. Quando é mais rentável comprar à vista ou a prazo; como calcular a taxa de juros que está embutida em um preço a prazo e como ela se compara no mercado; qual o valor para quitar um empréstimo que está sendo pago em parcelas; como comparar dois financiamentos com prazos e juros diferentes; etc. O curso contempla o cálculo do preço de venda com abatimentos sucessivos de comissões e descontos, a formação do preço de venda com base nos custos, a “regra da sociedade”, juros simples e compostos, valor presente, valor futuro, capitalização, amortização e análise da capacidade de tomar empréstimos, taxa interna de retorno e pay-back de projetos de investimento.

BALANCED SCORE CARD – BSC (24).

O BSC traduz as estratégias, os objetivos e metas da empresa em um conjunto de indicadores para medida de desempenho. Possibilita que se meça o desempenho organizacional sobre quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Possibilita que as empresas acompanhem o desempenho financeiro monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição de ativos intangíveis necessários a seu crescimento futuro. O curso atende necessidades de treinamento de empresas que irão implantar o BSC ou de equipes que necessitam ser treinadas para aplicação do BSC em suas unidades.  
 

Principais Serviços



 
 

Principais Serviços



 

Principais Serviços



Contato

Av. João Carlos da Silva Borges, 437 - CEP: 04726-000 - Vila Cruzeiro - São Paulo - SP

(11) 5641-0536 l (11) 2893-4799 
Nextel: (11) 7760-6437 / (11) 7760-6436 

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Junte-se a Central Consult

Cadastre seu email para receber nossos informativos: