Consultores
Somos uma consultoria, que foi criada para desenvolver soluções
personalizadas ao mercado, de forma criativa e inovadora,com foco
em resultados concretos.
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Janine Durand de Andrade Coelho Galvão


Pedagoga com habilitação em Administração, Direção, Supervisão e Coordenação de Ensino pela Faculdade de Educação da USP, Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos – UNIP, MBA em Economia de Empresas com Ênfase em Cooperativismo – FUNDACE-FEA/USP. Extensão em Estratégia de Cooperativas pela Wageningen Business School – Holanda. Cursando Formação para Professores de Yóga Clássico pela ABY – Associação Brasileira de Yóga. Gestora de programas estratégicos para cooperativas desde 2001. Autora do Manual de Indicadores de Responsabilidade Social das Cooperativas e do Balanço Social para Cooperativas em parceria com o FIDES, e editora do Guia Social do Cooperativismo Paulista. Consultora em Educação Corporativa, Cooperativismo e Responsabilidade Social da Spaço Quality.

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA.
O presente portifólio de serviços aplica-se às empresas, cooperativas e organizações do terceiro setor. Nossa prestação de serviços tem foco na gestão organizacional pelas vias de Educação, Cultura e Responsabilidade Social. Nossa atuação visa à autonomia do contratante e não a sua passividade ou dependência. Portanto, acreditamos na consultoria enquanto uma modalidade de troca e parceria entre as partes.

 IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA E PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL.

Nos últimos anos, a atuação socialmente responsável das empresas vem se tornando uma exigência do próprio mercado: as atitudes das organizações influenciam diretamente na preferência dos clientes e consumidores. Para que ações sociais, ambientais e culturais possam existir de forma integrada e estratégica, é necessário estabelecer uma “Política de Responsabilidade Social”, que sirva de orientação às iniciativas futuras e garanta coerência às iniciativas já existentes ou ainda por vir. A consultoria se propõe a mediar o processo de construção da Política de Responsabilidade Social da organização, por meio das seguintes atividades:
• Diagnóstico junto aos diversos interessados, por meio de entrevistas, questionários e documentos escritos já existentes;
• Análise de demanda dos Stakeholders (acionistas/cooperados, funcionários, fornecedores, consumidores e clientes, poderes públicos, ambiente e comunidade), para elaboração de interfaces e projetos estratégicos;
• Formação de Comitês e Comissões/capacitação de multiplicadores;
• Moderação de debates/oficinas/reuniões com um Comitê de Responsabilidade Social;
• Aporte de sugestões e idéias bem-sucedidas em outras organizações;
• Redação de Código de Ética e Política de Responsabilidade Social personalizada;
• Readequação de documentos, caso necessário.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS.

Os eventos que uma organização realiza, tanto para seu público interno, como para seus públicos externos, são uma importante ferramenta de comunicação e representam um momento de troca e de consolidação de laços. Portanto, a produção de eventos deve primar pela escolha dos melhores conteúdos e palestrantes, bem como por uma metodologia que permita o encadeamento entre os temas, a fim de transformar os eventos em momentos dinâmicos e significativos, que possibilitem a compreensão e despertem o interesse do público-alvo. O objetivo é garantir que seminários, palestras, confraternizações tragam efetivos resultados aos seus idealizadores.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS.

As publicações institucionais registram valores, posicionamentos e conhecimentos que perpetuam a imagem e a memória da organização. Por isso, é fundamental que toda publicação institucional seja concebida com cuidado e reflexão. Esse serviço compreende a realização de um levantamento de necessidades e demandas, o planejamento, a redação ou revisão de textos, bem como a produção final de publicações. O objetivo é garantir que jornais, folders e outros materiais institucionais primem pela qualidade e pelo alinhamento, tanto com o planejamento estratégico, como com a identidade da empresa.

ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA.

A Educação Cooperativista é a base para o fortalecimento e a sustentação de qualquer cooperativa. Um projeto baseado no perfil do cooperado, alinhado às estratégias organizacionais, levará a disseminação dos princípios e valores que fortalecem a identidade cooperativa. Trabalhamos com uma metodologia que permite o desenvolvimento de projetos e programas especialmente estruturados para a realidade única de cada cooperativa.

ASSESSORIA ESTRATÉGICA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS.

Baseados no conceito de Autogestão e na visão holística de estruturação das organizações, adotamos uma metodologia específica para pensar o planejamento estratégico de cooperativas, tanto de seus setores e departamentos, como de ações interdepartamentais e de ações externas estratégicas, a fim de solidificar os negócios em seu mercado de atuação.

ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE APRENDIZES.

Desde 2000, as empresas brasileiras são obrigadas, por lei, a incluir aprendizes em seu quadro de funcionários. Os estabelecimentos de qualquer natureza devem contratar aprendizes na proporção de 5%, no mínimo, a 15%, no máximo de seu quadro de funcionários. No entanto, acreditamos que se deve procurar ir além do mero cumprimento da lei. Nossa proposta é criar um programa de aprendizes sob medida para a empresa e assessorar os responsáveis pelos aprendizes em diversos momentos estratégicos do programa. Trabalhamos com o pressuposto da educação cidadã, que prepara o jovem para a sua atuação em diversos espaços de participação, estimula a reflexão sobre valores éticos, e exercita a tolerância em relação à diversidade. Atuamos na capacitação dos responsáveis pelos aprendizes no que concerne à legislação específica e, sobretudo, no planejamento e monitoramento das atividades dos aprendizes dentro da organização, levando em conta as especificidades dessa faixa etária, minimizando os problemas de relacionamento e a resistência dos funcionários efetivos em relação aos aprendizes.

COMUNICAÇÂO POR MEIO DE PROJETOS.

Esta consultoria consiste na criação de estratégias de comunicação por meio do planejamento, gerenciamento e implementação de projetos, programas e ações culturais, ambientais, sociais e de entretenimento sob medida para empresas.
O desenvolvimento de estratégias de comunicação empresarial por meio de projetos ou ações adequadas à sua identidade e ao interesse de seu público-alvo, pretende transferir os atributos da causa, ação ou evento para a sua marca e/ou produtos e assim trazer um envolvimento afetivo e identificação dos consumidores. Desta forma, contribui para criar, posicionar e qualificar a sua marca, diferenciá-la de outras empresas concorrentes, expressar atributos desejados, estreitar o relacionamento com seus públicos de interesse, ampliar suas parcerias empresariais e otimizar seus recursos orçamentários.

CURSOS.
Os cursos propostos preocupam-se com a dose certa e o equilíbrio adequado entre teoria e prática, possibilitando aos participantes a aquisição de novos conhecimentos via reflexão e construção participativa. Todos eles estão embasados na vivência e experiência gerencial das consultoras e em diversas consultorias realizadas. Vale ressaltar que, ainda que já tenhamos uma estrutura básica para cada tema proposto, cada curso é especialmente direcionado e revisto com base na demanda e perfil de nossos clientes.

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (8H A 16H).
Nas duas últimas décadas, o tema da responsabilidade social empresarial vem ganhando espaço, tanto no mundo corporativo, como nos meios acadêmicos. Uma das razões reside no fato de que projetos sociais representam um grande filão para o marketing. Mas existe uma outra explicação: cada vez mais, as empresas vêm procurando atuar como agentes de desenvolvimento. Além de venderem bens e serviços, procuram tornar-se responsáveis pelo contexto social e ambiental em que realizam suas atividades e manter um bom relacionamento com todos os seus públicos de relacionamento. Esse curso começa traçando um histórico da responsabilidade social empresarial, passa por conceitos fundamentais da gestão social, como assistencialismo, empoderamento e desenvolvimento sustentável, apresenta casos concretos de empresas de vários portes e segmentos.

ELABORAÇÃO, GERENCIAMENTO E AVALIAÇÂO DE PROJETOS SOCIAIS (8H a 16H).
Levando em conta o desafio do alinhamento das estratégias organizacionais aos programas e projetos de responsabilidade social e a crescente necessidade de se estabelecerem indicadores de resultado para cada projeto encabeçado pelas organizações, desenvolvemos um curso que ensina aos participantes o passo-a-passo da elaboração de projetos, orientações sobre seu gerenciamento, técnicas de avaliação de resultados e exemplos concretos de iniciativas bem sucedidas. Este curso é recomendado como complemento ao curso de Responsabilidade Social Empresarial.

MARKETING CULTURAL (8H A 16H).
A empresa que patrocina eventos culturais divulga seu nome e seu logotipo a públicos estratégicos – clientes em potencial, acionistas, opinião pública em geral – e, ao mesmo tempo, apóia o desenvolvimento cultural da região ou do país. Dependendo da linguagem artística e da natureza do evento que for escolhido, certos atributos simbólicos serão agregados à marca do patrocinador. Trata-se também de uma ação de responsabilidade social, já que a qualidade de vida das pessoas não depende só da satisfação de suas necessidades básicas, mas também da possibilidade de elas exercerem sua criatividade, de desenvolverem pensamento crítico, de fruírem prazeres estéticos. O curso discute todas essas questões por meio de textos, filmes e exposições orais, e apresenta também orientações práticas para a implementação de uma política de patrocínio e fomento cultural.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA (8H A 16H).
Curso de atualização e multiplicação dos conceitos cooperativistas: história, princípios e valores. A partir de uma metodologia vivencial esse curso pode ser ministrados em cooperativas, para constituição de novas cooperativas ou em ONG’s que desejem desenvolver projetos e programas de colaboração, cooperação e geração de renda.

EXPRESSÃO ESCRITA E INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS (16H).
Saber se comunicar é a chave para o sucesso de indivíduos e organizações. No entanto, a maioria dos profissionais, de diversas áreas, têm lacunas em sua formação em língua portuguesa. Um site, um relatório ou um folder com problemas de coesão, coerência ou erros gramaticais não apenas comprometem a imagem de quem assina os textos, como prejudicam o fluxo de informações. A prática da leitura e da escrita serão trabalhadas, aperfeiçoadas e estimuladas durante esse curso, que conta com assessoria pedagógica de uma professora doutora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

PALESTRAS.
• Respeito ao ser humano e co-responsabilidade: somos todos agentes de transformação;
• Responsabilidade Social: criando valor nas organizações;
• Responsabilidade Social no cooperativismo: raízes e perspectivas;
• Educação Cooperativista;
• Ética nas organizações;
• A importância do investimento em cultura;
• As relações de trabalho no mundo atual: um olhar sociológico;
• “As aparências enganam”? Refletindo sobre nossa percepção;
• Diversidade cultural e preconceito no Brasil;
• Como funciona a Lei do Aprendiz?
• A felicidade está em suas mãos;
• Espiritualidade nas organizações. 
 

Principais Serviços



 
 

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